Problemas comuns nos pés e soluções para calçados
Muitas vezes encontro pessoas em minha sapataria procurando calçados no atacado para aliviar a dor de problemas comuns, como calos ou fascite plantar. Ressaltamos que não existe um sapato para uma pessoa; cada pessoa tem requisitos diferentes, especialmente quando se trata de sapatos, e nenhum sapato fornecerá uma “cura” para o problema do pé. No entanto, enfatizamos que existem certos aspectos de um sapato que podem ajudar dependendo de suas necessidades. Tudo o que você precisa, com problemas nos pés ou não, é um par de sapatos bons e confortáveis. O que é “confortável” depende de você e somente de você.
Joanete
Os joanetes aparecem no pé em um alargamento ou “saliência” simples em um ponto irregular do pé. Além de suas aparências, a anormalidade pode ser bastante dolorosa. O aumento pode ser de uma protuberância moderada a uma desfiguração grave. Eles podem ser causados por sapatos que se ajustam mal ou pela genética, mas muitas vezes não há razão para a formação de joanetes em nossos pés, aumentando a confusão sobre como o joanete deve ser tratado.
Uma parte importante de viver com joanetes é encontrar os sapatos certos que não pressionem ou espremam a área aumentada. Sugiro encontrar sapatos com larguras mais largas ou encontrar sandálias com fechos reguláveis na zona alargada do pé. O Keen Sula pode funcionar para joanetes moderados; tende a ser mais largo e também possui um sistema de fecho ajustável de velcro.
Calos e Calos
Calos ou calosidades podem ser causados e agravados pela pressão na pele do pé. Essas manchas de pele espessa na parte inferior do pé são verdadeiros encrenqueiros para aqueles que as têm, porque todos nós precisamos estar de pé em algum momento do dia!
Quando você precisar encontrar um sapato para sua condição, procure calçados com palmilha macia ou totalmente removível. A palmilha macia ajudará a reduzir a pressão na planta dos pés e a palmilha removível com órteses acomodadas que você possa ter. Experimente sapatos e sandálias Naot para uma palmilha de cortiça muito macia e confortável.
Dedo do pé em martelo
Um “dedo do pé em martelo” é um apelido para um tipo de deformidade do dedo do pé em que há uma curva lateral permanente na articulação do dedo médio. Infelizmente, os dedos em martelo são permanentes e se você não estiver corrigindo com cirurgia, é essencial que você não exacerbe a condição com sapatos mal ajustados.
Ao procurar sapatos, procure aqueles com biqueira larga. Palmilhas e palmilhas também podem ajudar, então procure tenis de nova serrana com palmilhas removíveis. Você pode querer tentar algo como o Clarks Un.Ray com almofada de apoio e uma biqueira espaçosa.
Fasceíte Plantar A
Fasceíte Plantar é a causa mais comum de dor no calcanhar e pode tornar a movimentação dos pés uma experiência bastante desagradável. A dor pode ocorrer no calcanhar ou na sola do pé ao caminhar ou ficar de pé. Essa condição é mais comum em pessoas de meia-idade ou em pé com frequência, como corredores.
Eu recomendo procurar um pé com suporte de arco alto para manter o ligamento que conecta o calcanhar aos dedos do pé apoiado ao caminhar ou ficar de pé. Experimente qualquer sandália Chaco com palmilha anatômica ou o tamanco Dansko Professional aprovado pela APMA.
Lembre-se de que não existe uma “cura de sapato” mágica para seus problemas médicos nos pés, mas certas características de um sapato podem aliviar sua dor e ajudá-lo a passar o dia com pés mais felizes. Sapatos confortáveis são a chave!